EXCELÊNCIA CLÍNICA EM DENTÍSTICA

Curso de Aperfeiçoamento

O objetivo do curso é fornecer suporte de conhecimentos teóricos e desenvolvimento técnico/clínico para a busca de excelência em odontologia restauradora. Forma o profissional com conhecimento, segurança e excelência, desde o diagnóstico, incluindo o planejamento e a execução de tratamentos estéticos com qualidade, eficiência e longevidade.

O curso contempla aulas teóricas objetivas, com vários casos clínicos dos diversos assuntos com ampla documentação fotográfica colhida ao longo de 20 anos.
Atividades clínicas com atendimento a pacientes.
Atividades de hands on (adesivos, isolamento do campo operatório, anatomia dental, restaurações diretas, preparos indiretos e provisórias, moldagem e cimentação adesiva.)

Presença, em todos os módulos, das melhores e mais conceituadas empresas de materiais odontológicos, proporcionando um amplo conhecimento dos produtos.
Todos os materiais restauradores são fornecidos pelo curso. Instrumentais, turbinas e motores, EPI e outros itens são de responsabilidade dos alunos.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Projeto Fellow: O aluno que concluir o curso clínico poderá participar da turma seguinte como assistente e ter acesso às aulas teóricas e/ou clínicas, conforme preferir. Este projeto dá ao aluno oportunidade de acompanhar um número maior de casos clínicos, o que confere e ele mais vivências e experiência. (Consulte nossa secretaria sobre as condições de participação.)

Este curso oferece numerosas ilustrações didático-pedagógicas de diversos casos clínicos documentados.
O conteúdo ministrado é constantemente atualizado.
O ensino é personalizado buscando a obtenção do domínio técnico.
Material e Instrumental estão incluídos no valor do curso.
Metodologia diferenciada com clínicas integradas.
Experiência clínica de 25 anos do corpo docente.

PRÓXIMA TURMA:

Dias e horários: Aulas quinzenais às segundas-feiras, de 9h30 às 12h e de 13h30 às 18h30.
Módulos: 10 | Vagas: 12
Natureza: Teórico e Prático com atendimento clínico de pacientes
Carga horária: 150 horas-aula, duração: 10 meses
Público alvo: Cirurgiões dentistas
Local: IES - Rua Penafiel 420 - Bairro Anchieta - Belo Horizonte, MG
Valor da pré-matrícula: R$ 450,00
Investimento:
1ª opção: 9.500,00 à vista com desconto
2ª opção: 10 parcelas de 1.000,00
3ª opção: 12 parcelas de 834,00

Rodrigo Eduardo Sena

Coordenador

Mestre em Dentística pela FO-UFMG
Pós-Graduado em Periodontia, Prótese Dentária, Prótese sobre Implantes e em Laserterapia
Professor de Dentística e Prótese da Faculdade Arnaldo, BH
Professor dos cursos de Especialização em Prótese Dentária do IES - Instituto de Estudos da Saúde
Professor convidado nos cursos de Pós-Graduação em Periodontia e em Endodontia no IES
Coordenador dos cursos de Dentística no IES desde 2005

Sávio Luis Toledo

Professor

Cirurgião Dentista, UFMG
Especialista em Prótese Fixa e Reabilitação Oral
Pós-Graduado em Dentística Reabilitadora e Estética
Pós-Graduado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Pós-Graduado em Prótese Sobre Implantes
Pós-Graduado em Técnicas Cirúrgicas

Tem interesse no curso? Entre em contato, ou faça sua pré-matrícula.

Planejamento Integral
Diagnosticar e planejar a Dentística Restauradora com excelência. Dos casos mais simples aos mais complexos. Uma visão ampla sobre oclusão e periodontia, relacionando os mais adequados, modernos e melhores materiais dentários, empregando as diferentes técnicas em diversas situações clinicas. Planejamento estético e funcional (Fotografias / DSD).
Interrelação Dentística / Oclusão
Avaliar e identificar os problemas oclusais. Como ajustar as restaurações (diretas e indiretas / anteriores e posteriores) de maneira precisa com protocolo prático e reproduzível, dentro dos conceitos da fisiologia da oclusão.
Interrelação Dentística / Periodontia
Como restaurar com precisão as restaurações diretas e indiretas em relação ao periodonto de proteção e ao periodonto de inserção. Adaptação, polimento, perfil de emergência. Planejamento de casos relacionados com cirurgias de aumento de coroa clinica e cirurgias estéticas. Quando e porque indicar as cirurgias. Quando estabelecer o tempo pós cirúrgico para finalização da etapa restauradora. Prevenção e manutenção dos trabalhos restauradores e da saúde periodontal
Clareamento Dental
Quando indicar e como executar corretamente as diferenças técnicas. Estabelecer protocolos seguros com ausência de sensibilidade e danos pulpares .Novos produtos e protocolos. Laserterapia associada ao clareamento, para efetividade e tratamento de efeitos adversos.
Sistemas Adesivos
Entender e diferenciar os diversos sistemas adesivos, classificação, marcas comerciais. Aplicar corretamente os diferentes tipos em diversas situações clínicas. Conhecer os melhores e mais consagrados produtos. Diagnóstico da condição pulpar e aplicação de proteção pulpar (com sistemas adesivos e/ou materiais forradores de excelência). Controle técnico para que os sistemas adesivos não provoquem danos irreversíveis ao tecido pulpar, evitando sensibilidade pós operatória e otimizando os resultados. Compreender o processo de fotoativação ( equipamentos de alta performance e protocolos efetivos).
Restauração de resina composta em dentes posteriores
Conhecimento dos melhores materiais e das técnicas atuais. Resinas modernas, diferenciacão entre os diversos materiais (qualidade, custo x beneficio dos materiais adesivos). Resinas Bulk Fill, (tipo,marcas comerciais e técnicas ). Modernos e efetivos sistemas de matrizes. Obtenção do ponto de contato com precisão. Quando não indicar Classe II e indicar Inlay. Técnicas que facilitam a obtenção da anatomia com perfeição natural e mínimos ajustes oclusas. Estudo da anatomia oclusal dos dentes posteriores através de desenho em fotografias. Estratégia para o preenchimento das cavidades, com sequencia de incrementos que proporcionam a reprodução natural da anatomia, reduzindo o tempo clínico e facilitando os ajustes oclusais. Como fotoativar com eficácia para melhor despenho dos materiais resinosos. Precisão utilizando brocas especificas para ajuste oclusal, acabamento e polimento com sistemas simples e de excelência. Como obter restaurações estéticas e com longevidade.
Restaurações de resina composta em dentes anteriores
Seleção de cor ( aprendizado de como o selecionar as cores para uma correta e eficiente estratificação).Como realizar a estratificação com os diferentes sistemas de resinas. CLasse III, Fraturas e Classe IV (como esconder linhas de transição e deixar as restaurações naturais e imperceptíveis). Planejamento das restaurações em dentes conóides, diastemas. Facetas Diretas ( como obter forma .cor, textura e polimento de excelência. Resinas Diretas X Lentes de contato. Porque optar pela resina. Como ter resultados cromáticos efetivos.

Sistemas de acabamento e polimento de excelência. Conhecimento dos melhores materiais e das técnicas atuais. Resinas modernas, diferenciacão entre os diversos materiais (qualidade,custo x beneficio dos materiais adesivos). Técnicas que facilitam a obtenção da anatomia com perfeição natural e mínimos ajustes oclusas. Estudo da anatomia dos dentes anteriores através de desenho em fotografias. Como fotoativar com eficácia para melhor despenho dos materiais resinosos. Ajuste oclusal das restaurações em dentes anteriores. Como obter restaurações estéticas e com longevidade.
Restaurações dos dentes tratados endodonticamente
Diagnóstico e planejamento integrado com a endodontia. Como avaliar as condições endodônticas,retratamento antes da etapa restauradora, quando indicar ou não a remoção de pinos metálicos. Quando indicar cobertura de cúspides em dentes posteriores e quando indicar envolvimento total em dentes anteriores. Núcleos de preenchimento ( modernas resinas de preenchimento que promovem eficiência e muita rapidez na execução). Pinos de fibra (marcas .tipos ,técnicas simples de cimentação) . Aonde e porque podemos executar restaurações diretas.,e quando devemos indicar as restaurações indiretas. Entender os princípios científicos de não usar mais pinos e núcleos metálicos. Modernos e inovadores sistemas digitais em fibra de vidro.
Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC)
Conceitos, diagnóstico, tratamento clínico e preventivo, sobre uma patologia com alta prevalência . Quando indicar tratamentos restauradores, dessensibilizantes, ou cirúrgicos. Quando relacionar tratamento oclusal, para esse tipo de patologia. Como restaurar classe V, quando for inviável o isolamento absoluto ( isolamento relativo com absorventes de saliva e fios retratores para otimizar, qualificar o vedamento e obter longevidade dessas restaurações.
Restaurações indiretas
Planejamento e indicações de restaurações em cerâmicas (inlay, onlay, overlay, laminados, coroas totais).

Quando indicar as diversas opções em variadas situações clínicas. Como realizar preparos de excelência, relacionando os princípios biomecânicos. Termino subgengival com precisão. Utilização de números reduzidos de pontas diamantadas e brocas. Novas brocas carbides para preparo com eficiência de corte e menor geração de calor. Confecção de restaurações provisórias de qualidade e eficientes. (técnicas diferenciais de cimentação provisória, resinas acrílicas de polimerização rápida, proporcionando qualidade e agilidade). Kits de polimento de ótimo custo benefício.Técnicas de moldagem com simplicidade (quais os melhores e mais eficazes materiais). Obtenção de modelos (Gessos Especiais ),recorte dos troqueis com precisão, montagem e sinergia Cirurgião Dentista X Laboratório de prótese. Ajuste e longevidade das restaurações indiretas. Cimentação adesiva (tipos de cimentos, indicações e conhecimento dos diferentes produtos e técnicas).

Introdução a tecnologia CAD /CAM e o fluxo digital.